Mato Grosso, S�bado, 18 de Maio de 2024     
Novo Portal
Gestores da Unemat prestigiam inauguração da usina de biodiesel com presidente Lula
Durante evento foi assinado convênio entre Unemat, Barralcool, e Valtra
Gestores da Unemat prestigiam inauguração da usina de biodiesel com presidente Lula
22/11/2006 17:00:40
por Coordenadoria de Comunicação Social
Presidente Lula e Governador Blairo Maggi inauguram usina
Presidente Lula e Governador Blairo Maggi inauguram usina

O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso(Unemat) Taisir Karim e o vice- reitor Elias Januário participaram em Barra do Bugres da inauguração da primeira unidade de biodiesel integrada a uma usina de álcool e açúcar do mundo.

Também participaram do evento os pró-reitores de Ensino e Graduação, Agnaldo Rodrigues, de Extensão e Cultura, Ilário Straub, de Pesquisa e Pós-graduação,Carolina Joana da Silva, e Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Vitérico Maluf e a coordenadora do Programa Parceladas, Sandra Raquel Cabral Hayashida.

O evento,que foi conduzido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Estado Blairo Maggi, foi uma realização da Usina Barralcool S/A juntamente com o seu fornecedor, a Indústria de Base Dedine S/A.

Uma sirene foi acionada pelo presidente Lula, o governador Blairo Maggi e o diretor-presidente da usina João Nicolau Petroni simbolizando o inicio das atividades da usina.Serão produzidos ao ano 57 milhões de litros de biodiesel

Na cerimônia, que teve participação dos ministros do transporte Paulo Sérgio Passos, Minas e Energia Silas Cavalcante e o ministro interino de Desenvolvimento Agrário, Marcelo Cardona, o governador falou das dificuldades que o estado enfrenta em termos de logística.

Ele ressaltou o interesse do presidente em buscar alternativas para essas demandas do estado e de todo o Centro-oeste e Norte do país. “O presidente tem essa vontade de mudar esse perfil e alcançar as soluções mais viáveis para fazer nosso País crescer, pois a sociedade não pode mais pagar com a ineficiência para isso governos e parlamentares necessitam trabalhar em conjunto para que as ações se concretizem”, falou o governador enfatizando a necessidade de um trabalho em conjunto entre presidente e governadores e parlamentares.

Em discurso, o presidente Lula falou da satisfação de estar inaugurando em Mato Grosso a primeira unidade de biodiesel integrada a uma usina de álcool e açúcar do mundo. “A cada inauguração que eu vou de uma fábrica de biodiesel eu sinto como tivesse o nascimento de um novo filho”, declarou o presidente ressaltando a necessidade de um projeto de nação em longo prazo e criticando as ações de curto prazo que ele classificou de ações eleitoreiras.

Lula falou dos caminhos percorridos pelo projeto biodiesel,que começou a deslanchar a dois anos com a formação de um grupo de trabalho composto por 13 ministérios e representações sindical, empresarial e pesquisadores. “O Brasil alcançou sua maturidade como nação soberana e o biodiesel é uma de suas revoluções”, declarou o presidente.

Ele destacou o fator social do projeto.“Hoje só por conta do biodiesel são 205 mil famílias com empregos garantidos e com sua sustentabilidade garantida. Temos que ter consciência que o mundo não pode competir com o Brasil em se tratando de agroenergia, o mundo não como competir com o Brasil na produção de álcool e de biodiesel”.

Também integrou a programação do evento a assinatura de um convênio entre Valtra,Usina Barralcool e Unemat que prevê o acompanhamento de tratores , em aplicações agrícolas, que utilizarão diferentes misturas e matérias-primas para o biodiesel.

Autoridades civis, militares , secretários de estados, deputados e senadores também participaram do evento.

Elaine Tortorelli- Assecom/ Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24683 | Impressões: 141913
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada